Dia Internacional da Mulher


Poderia falar de mulheres célebres que se destacaram neste ou naquele campo, mas, neste dia, prefiro deixar aqui uma mensagem singela, mas sentida, a todas as mulheres que são umas verdadeiras heroínas, no seu dia-a-dia. Escolhi estes dois poemas, que considero belíssimos, para partilhar convosco.

Um abraço.

Lídia Valadares, 08/03/2009
O Inventário

De que sedas se fizeram os teus dedos,
De que marfim as tuas coxas lisas,
De que alturas chegou ao teu andar
A graça da camurça com que pisas.
De que amoras maduras se espremeu
O gosto acidulado do teu seio,
De que Índias o bambu da tua cinta,
O oiro dos teus olhos, donde veio.
A que balanço de onda vais buscar
A linha serpentina dos quadris,
Onde nasce a frescura dessa fonte
Que sai da tua boca quando ris.
De que bosques marinhos se soltou
A folha de coral das tuas portas,
Que perfume te anuncia quando vens
Cercar-me de desejo a horas mortas.

José Saramago
Soneto à Mulher

Sou mulher na mais perfeita decisão
Feminina em aspectos, amarga em trilhos…
Tenho à carne, fina mistura no calor d’explosão
Da docilidade do olhar, à maturidade pra dar vida aos filhos

O feminino conceito é rotulado pelo mundo
De sexo frágil, plágio, concreta ou difusa…
Rosa escarlate, menina, inconstante, descarte…
Sou mais eu, aqui neste peito o sangue abusa!

Quero no mundo apenas meu lugar!
Nada mais justo, pois mulher eu sou.
Quero da vida apenas meus olhos brilhar!

Mesmo quando a idade me tragar,
Ainda assim serei ternura
Mulher eu sou, e disso ninguém me cura!


Ledalge, in Sonetos 2008