Livro Novo para Estrear

Eu sou um livro misterioso e interessante. Estive lá na biblioteca, numa caixa de cartão, esperando ansiosamente que alguém me resgatasse dessa prisão, para partilhar os mistérios que encerro dentro de mim.
Como todos os meus companheiros, tenho ouvido umas novidades que nos têm dado esperança de que esse dia vai estar para breve. Sinto-me nervoso, aguardando a chegada da hora em que seremos recebidos carinhosamente pelos alunos da EB2,3 de Lamego. Não é fácil ser um livro do Plano Nacional de Leitura, enquanto não se concretizar a essência deste projecto, ou seja, enquanto eu não for lido, entendem?
Apercebo-me de algum movimento na biblioteca. Oiço vozes infantis que fazem perguntas e esperam respostas. Que excitação! Hoje é o grande dia! Após me terem atribuído um número, alguém se levanta e diz:
- Sou eu. Eu tenho esse número!
Experimento alguma estranheza, pois não pensei que fosse ser assim! Ultrapasso, de imediato, esse sentimento e fico contente porque, finalmente, encontrei um amigo, com quem vou partilhar momentos inesquecíveis! Que alegria, sentir postos em mim os olhos brilhantes do dono que eu sempre quis ter e sentir-me acariciado pelas suas mãos, à procura de novas aventuras!
Pressinto que posso confiar nele. Juntos, vamos fazer uma festa! Ah! Espero ser lido (pelo menos o meu nome já foi!), compreendido e amado por todos os amigos deste amigo que agora é o meu companheiro de mistérios, de aventuras e de conhecimentos!

N.B. Para que conste, estes são “os livros novos para estrear”

“O meu primeiro Portugal”
“Uma casa muito doce”
“Filhos de Montepó”
“Eu a Casa, os Bichos e Outras Coisas”
“A vida nas palavras de Inês Tavares”
“Clio, a Fadazinho de Topázio”
“O Enigma do Castelo Templário”
“À Beira do Lago dos Encantos”
“Os cavalos a correr”
“O meu primeiro Fernando Pessoa”
“As Fada de Antero de Quental”
“O aquário”


Texto colectivo elaborado em Estudo Acompanhado, com a turma 9 do 5º ano, da EB 2, 3 de Lamego a propósito do Projecto "Ler+ para Vencer", iniciativa do PNL e que decorreu na Biblioteca Escolar, durante a Visita Guiada aos alunos do 5º ano.