Como todos os meus companheiros, tenho ouvido umas novidades que nos têm dado esperança de que esse dia vai estar para breve. Sinto-me nervoso, aguardando a chegada da hora em que seremos recebidos carinhosamente pelos alunos da EB2,3 de Lamego. Não é fácil ser um livro do Plano Nacional de Leitura, enquanto não se concretizar a essência deste projecto, ou seja, enquanto eu não for lido, entendem?
Apercebo-me de algum movimento na biblioteca. Oiço vozes infantis que fazem perguntas e esperam respostas. Que excitação! Hoje é o grande dia! Após me terem atribuído um número, alguém se levanta e diz:
- Sou eu. Eu tenho esse número!
Experimento alguma estranheza, pois não pensei que fosse ser assim! Ultrapasso, de imediato, esse sentimento e fico contente porque, finalmente, encontrei um amigo, com quem vou partilhar momentos inesquecíveis! Que alegria, sentir postos em mim os olhos brilhantes do dono que eu sempre quis ter e sentir-me acariciado pelas suas mãos, à procura de novas aventuras!
Pressinto que posso confiar nele. Juntos, vamos fazer uma festa! Ah! Espero ser lido (pelo menos o meu nome já foi!), compreendido e amado por todos os amigos deste amigo que agora é o meu companheiro de mistérios, de aventuras e de conhecimentos!
N.B. Para que conste, estes são “os livros novos para estrear”
“O meu primeiro Portugal”
“Uma casa muito doce”
“Filhos de Montepó”
“Eu a Casa, os Bichos e Outras Coisas”
“A vida nas palavras de Inês Tavares”
“Clio, a Fadazinho de Topázio”
“O Enigma do Castelo Templário”
“À Beira do Lago dos Encantos”
“Os cavalos a correr”
“O meu primeiro Fernando Pessoa”
“As Fada de Antero de Quental”
“O aquário”
Texto colectivo elaborado em Estudo Acompanhado, com a turma 9 do 5º ano, da EB 2, 3 de Lamego a propósito do Projecto "Ler+ para Vencer", iniciativa do PNL e que decorreu na Biblioteca Escolar, durante a Visita Guiada aos alunos do 5º ano.