Projeto Monitores da Biblioteca Escolar

Projeto Monitores da Biblioteca Escolar

O Projeto Monitores da Biblioteca Escolar criado para envolver os alunos de forma direta e responsável na construção da sua própria aprendizagem e, ao mesmo tempo, desenvolver competências de cidadania e torná-los cidadãos mais participativos, foi desenvolvido na B.E., ao longo do ano letivo pretendendo-se que os alunos, selecionados para o Projeto, colaborassem com a equipa da B.E. nas tarefas a realizar, contribuindo para o desenvolvimento de competências tecnológicas, digitais e da informação, bem como, para o desenvolvimento de valores e atitudes indispensáveis à formação da cidadania e à aprendizagem ao longo da vida.
O horário de funcionamento decorreu de acordo com a disponibilidade dos alunos e autorizado pelos Encarregados de Educação e Diretor de Turma.
Os alunos monitores apoiaram os utilizadores nas várias zonas da biblioteca, ajudaram na organização de documentos, colaboraram com a equipa e participaram nas atividades da biblioteca como elementos ativos.
De acordo com a avaliação que os monitores realizaram do seu desempenho, referiram que ser Monitor estimulou a realização do trabalho voluntário, fortalecendo a auto-estima e desenvolveu competências de cidadania como a responsabilidade e espírito de iniciativa. Por outro lado, a realização das tarefas de Monitor levou-os a desenvolverem competências ao nível da informação e das TIC, facilitando o conhecimento dos procedimentos da biblioteca, nomeadamente, as regras e organização.
Julho de 2012
A Coordenadora das Bibliotecas Escolares
Ana Paula Sousa