Uma aula diferente

Na última terça-feira, dia 15 de novembro, pelas 15h, tivemos uma aula diferente, isto é, uma oficina de escrita dinamizada pelo autor do nosso manual de Português, Dr. António José Vilas-Boas.
Esta Ação de Formação decorreu na Biblioteca Escolar e, para além da nossa turma, também estiveram presentes vários professores da nossa Escola e de outras da cidade.
Quando soou a campainha, já todos sabíamos que o nosso destino seria a biblioteca e não a tradicional sala de aulas. Entrámos e ocupámos os nossos lugares em mesas organizadas para trabalho em grupo.
O Diretor do Agrupamento Vertical de Lamego, Dr. Carlos Rei, abriu a sessão, apresentando o Dr. Vilas-Boas e agradecendo a sua presença. Depois, foi a vez do nosso convidado começar a distribuir o material para a oficina de escrita. Explicou-nos tudo o que iríamos fazer e até deu uma ajudinha a quem estava com dificuldades em iniciar a composição. O Sr. Dr. Vilas-Boas acompanhava permanentemente o que íamos escrevendo, assinalava alguns erros, levando-nos a descobrir a forma correta de escrever… Por exemplo, lembrava que deveríamos evitar repetições de palavras e arranjar maneira de o conseguir, levava-nos a recordar os casos de vírgulas proibidas, etc.
Depois de ultrapassadas as etapas de construção de texto (planificação, textualização e revisão/reformulação), lemos o produto final para todos.
Bem, esta oficina de escrita foi espetacular. Aprendemos imenso e de uma forma muito divertida, pois o professor tem um grande sentido de humor!
E ainda tivemos direito a uma sessão de autógrafos do autor do nosso manual, quando, no final, encantados com a sua presença e comunicação lhe fizemos esse pedido. Foi uma experiência inesquecível!

Mariana Cardoso, 7º1

Galeria