Acção de Sensibilização para a Leitura

No âmbito do Projecto Leitura-a-Par, desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento Vertical de Lamego, realizou-se no dia 20 de Fevereiro, pelas 14h30m, no auditório da Escola Sede, uma Acção de Sensibilização para a leitura: “Leitura em Família, Leitura-a-Par”, dinamizada pela professora Lídia Valadares.
Os objectivos desta acção assentaram na motivação e orientação da família para um maior e melhor envolvimento no desenvolvimento da leitura dos seus educandos, no incentivo ao prazer de ler e uma maior participação no Projecto Leitura-a-par.
Esta acção contou com a presença de entidades, pais, crianças, educadores de infância e professores dos vários ciclos do Agrupamento.
A acção dividiu-se em duas parte, tendo, na primeira parte, a oradora centrado a sua abordagem em aspectos ligados à sedução para a leitura, a importância do envolvimento da família no desenvolvimento da relação afectiva com a leitura, apontando, ainda, algumas sugestões de estratégias para estimular o prazer de ler.
Na segunda parte, o público presente pode assistir a uma animação de leitura, de poemas de autores consagrados da literatura portuguesa, como Fernando Pessoa, Miguel Torga, Alexandre Parafita e ainda, da escritora lamecense, Hermínia Quintela. A sessão foi animada pela professora Lídia Valadares e pelo Professor Adriano Guerra que seduziram pela magia, pela beleza, pela emotividade e pela expressividade daqueles momentos de leitura.
O interesse demonstrado pela assistência revelou que poderemos contar com a adesão dos Pais e Encarregados de Educação e Professores nesta parceria Escola/Família tão importante e imprescindível.